astratrends.com

Foto do Caderno Rosa do Enem 2023 Vazou Antes do Fim da Prova

A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Limite Virtual” em resposta ao vazamento de uma foto do caderno rosa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, expondo o tema da Prova de Redação. A divulgação ocorreu em um grupo do WhatsApp quase 4 horas antes do horário permitido para a saída com a prova. A operação teve como alvo um residente de Sobral, Ceará, resultando em mandados de busca e apreensão.

O chefe da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte, Daniel Ramos, revelou que a investigação teve início no Paraná, após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertar sobre a divulgação nas redes sociais. O suspeito inicial indicou ter retirado a imagem de um grupo no WhatsApp.

Durante as investigações, um segundo suspeito, morador de Sobral, surgiu. Ele compartilhou a foto por volta das 14h40, em 5 de novembro de 2023, enquanto a prova ainda estava em andamento. A PF ainda não determinou se o cearense foi o autor da foto no local de prova, mas há suspeitas de que ele não tenha participado da prova. O suspeito será ouvido pela PF em depoimento agendado para segunda-feira (29).

Os mandados foram cumpridos em duas residências vinculadas ao suspeito, resultando na apreensão de um único aparelho celular. O delegado Daniel Ramos espera que a análise dos dados do celular avance na identificação de outros envolvidos no vazamento.

O alvo da Operação, sem antecedentes criminais, pode ser indiciado pela PF por fraudes em certames de interesse público, conforme o Código Penal Brasileiro, com pena máxima de 8 anos de reclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *