uso_de_smartphone_e_celular-astratrends.com

Apple Lança Novo Recurso Antirroubo para iPhones no Brasil: Saiba Como Ativar

A Apple introduziu, nesta terça-feira (23/1), uma inovadora medida antirroubo para iPhones no Brasil. Essa nova tecnologia visa reforçar a segurança, dificultando o acesso não autorizado às informações confidenciais do dispositivo.

Denominado “Proteção contra roubo de dispositivos”, o recurso impõe a autenticação biométrica em operações críticas. Para ativá-lo, os usuários precisam configurar a função nos ajustes do smartphone, escolhendo entre reconhecimento facial (Face ID) ou digital (Touch ID).

Principais Pontos Destacados:

  • Antes, falhas na biometria levavam à solicitação de uma senha numérica; agora, a autenticação via Face ID ou Touch ID é única.
  • Essa mudança visa evitar a vulnerabilidade associada ao uso de senhas numéricas, facilitando a atuação de criminosos.
  • O novo sistema antirroubo é integrado à versão 17.3 do iOS.

Contexto Nacional:

No Brasil, os furtos e roubos de celulares são uma preocupação crescente, com um aumento de 16,6% registrado de 2021 para 2022, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O Distrito Federal sozinho contabilizou 14,3 mil ocorrências entre janeiro e novembro de 2023.

Segurança Adicional:

Caso a pessoa tenha seu aparelho celular furtado, roubado ou perdido, o Ministério da Justiça orienta o uso do aplicativo recém-lançado pelo governo federal Celular Seguro, para bloquear o aparelho.  No sistema é possível cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, que, acionadas pelo usuário, poderão informar a ocorrência realizando o bloqueio temporário do aparelho.

Após o registro é gerado um número de protocolo para atendimentos posteriores em bancos e operadoras de telefonia. Para o primeiro cadastro do aparelho, o usuário precisa ter acesso ao telefone, CPF e entrar na plataforma digital do governo federal o gov.br, através do site celularseguro.mj.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *